Uma solução para a crise da água

Em 2015, os brasileiros foram desafiados a criar uma solução para a crise hídrica usando a tecnologia. Essa era a proposta da 5ª edição do Call to Innovation, concurso criado pela Fiap em parceria com a Singularity University (SU) com o objetivo de fomentar o uso da tecnologia na solução dos grandes problemas da humanidade.

Naquele momento, a falta de água era uma preocupação geral dos brasileiros. Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, viram o nível dos reservatórios baixar. Algumas casas ficavam dias com as torneiras secas. Uma realidade até então inimaginável fez com que a população abrisse os olhos para um problema real: a escassez de água.

Em janeiro, coube a Profile divulgar o lançamento do concurso e incentivar as pessoas a pensarem em soluções para essa questão. Veículos da grande mídia, como Globo News e Estadão, e imprensa de nicho, principalmente canais e editorias de tecnologia, sustentabilidade e educação, registraram a abertura das inscrições. Também houve um trabalho com influenciadores – figuras públicas com ampla reputação relacionadas aos temas inovação e tecnologia – para aumentar o alcance da divulgação.

Depois, em maio, Profile convidou influenciadores para o evento de premiação do Call to Innovation, que contou com a palestra de Salim Ismail, investidor-anjo canadense autor do livro Organizações Exponenciais. Estiveram presentes figuras como Lecticia Maggi, da Fundação Estudar, Emi Tanaka, da Impact Hub, e Cintia Citton, da Pensar Enlouquece.

Por fim, houve a divulgação da vencedora do concurso, Mariana Vasconcelos, que criou uma tecnologia para otimizar a irrigação na agricultura – a Agrosmart. Entre os resultados obtidos estão uma inserção no SBT, entrevistas para os veículos Veja, O Globo, El País, O Estado de S. Paulo e Zero Hora, e ampla divulgação em sites especializados em agricultura, totalizando mais de 150 matérias dedicadas ao tema.

Como um dos prêmios, Mariana ganhou uma bolsa integral para um curso na Singularity University que reuniu empreendedores do mundo todo nas instalações da NASA Ames, na Califórnia, no período de junho a agosto de 2015. Enquanto esteve lá, Mariana publicou um diário de bordo no blog TecMundo, gerando ainda mais divulgação de Fiap.

Ben & Jerry’s promove primeiro Free Cone Day do Brasil; LiveAD é a agência da marca

Milhares de paulistanos tiveram um dia mais saboroso no dia 14 de abril, no primeiro Free Cone Day de Ben & Jerry’s no Brasil. A marca que a LiveAD ajudou a lançar no País (saiba mais) distribuiu sorvete de graça durante todo o dia em suas duas unidades na cidade, na Oscar Freire e no Morumbi. O Free Cone Day é uma tradição que vem desde o primeiro aniversário de fundação de Ben & Jerry’s, em 1979, na cidade de Burlington, nos EUA. Foi a maneira que os fundadores Ben Cohen & Jerry Greenfiled encontraram para agradecer à comunidade pelo carinho e a preferência pela marca.   Depois de 35 anos, o evento chega ao Brasil com grande repercussão. Desde o primeiro post no dia 06/04, foram 3 milhões de impactados nas redes sociais. Mais de 22 mil pessoas confirmaram presença via Facebook. Também conquistamos 1 500 novos seguidores no Instagram. Além de muita #pazamoresorvete, o evento deu visibilidade a movimentos que defendem o melhor uso dos espaços públicos em São Paulo, com a presença de representantes do Movimento Parque Augusta e da Associação Parque do Minhocão. Cerca de duas mil assinaturas foram coletadas. Ano que vem tem mais!

Confira o vídeo da ação no mundo