ProfilePR promove workshop de comunicação para empreendedores, startups e pequenas empresas

IMG_1263Em uma era hiper conectada, em que tudo é comunicado instantaneamente e por todos os lados, intensifica-se ainda mais a necessidade de falar de forma estratégica sobre negócios. É preciso saber como ganhar atenção, relevância e alcance entre os públicos certos.

Pensando nos empreendedores, profissionais liberais e executivos de empresas que desejam fazer isso com maior autonomia, a Profile PR, empresa de relações públicas do mesmo grupo da agência digital LiveAD promove a terceira edição de seu “Workshop de Comunicação”, que visa discutir e orientar sobre práticas de comunicação corporativa e relacionamento com a imprensa, influenciadores e públicos de interesse.

“Muitas pessoas nos procuram querendo fazer relações públicas de suas empresas, mas ainda não contam com estrutura, orçamento ou cultura interna para contratar uma agência”, diz Rodrigo Vieira da Cunha, sócio-fundador da ProfilePR. “Este workshop é uma forma de dar ferramentas para que elas comecem a fazer este trabalho internamente, incentivando a prática da comunicação estratégica dentro das empresas desde o início e fortalecendo o mercado, já que estes são potencialmente futuros clientes das agências de comunicação.”

Ao longo de um dia, os participantes embarcam numa jornada de aprendizado, reflexão e cocriação, com diversas atividades práticas que os preparam para comunicar de forma mais estratégica sobre seus negócios, passando por etapas como identificação do propósito do negócio, territórios de comunicação, mensagens-chave e simulação de entrevista, entre outras.

A próxima edição será no dia 22 de março, em São Paulo. Para saber mais, basta se inscrever no site www.profilepr.com.br/workshop.

 

FIQUE LIGADX:

O quê: Workshop de Comunicação | Profile PR
Quando: 22 de março
Onde: Livework – Rua Haddock Lobo, 585, São Paulo, SP
Inscriçoes e maiores informações: www.profilepr.com.br/workshop

Um serviço pela inclusão, a paz e a diversidade

O Brasil ostenta um recorde do qual não devemos nos orgulhar: é o país onde mais se mata travestis e transexuais. Isso é resultado de uma discriminação generalizada que, quando não acaba em violência física, exclui. Segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (RedeTrans), 82% das mulheres transexuais e travestis abandonam o ensino médio entre os 14 e 18 anos por discriminação na escola e, muitas vezes, por falta de apoio familiar. Sem opção, 90% acabam na prostituição. No caso dos homens trans, o que lhes resta geralmente é o desemprego e o subemprego, consequências dessa mesma discriminação transfóbica.

É na luta pela inclusão dessa população que surgiu o Transerviços, site que agrega serviços amigáveis para transexuais e travestis e disponibiliza oportunidades de trabalho oferecidas por eles e por elas. Há também uma seção no site para desconstruir mitos sobre pessoas trans e travestis, afinal, a informação é a melhor arma contra o preconceito. O site foi idealizado por Daniela Andrade, funcionária da ThoughtWorks, e desenvolvido com o apoio da empresa.

Uma iniciativa inovadora e relevante como essa merecia ampla divulgação. Nossa estratégia de PR envolveu veículos gerais de imprensa, blogs e influenciadores, buscando um maior alcance da mensagem na ocasião do lançamento do site, no final de junho. Nos primeiros dias, a revista Brasileiros e o portal Hypeness publicaram nota sobre o Transerviços e, em sua página no Facebook, o coletivo Transfeminismo falou sobre a iniciativa. O post recebeu enorme atenção, com mais de 700 curtidas e 800 compartilhamentos.

Mais tarde, novas publicações vieram. Sul 21, As Boas Novas, Razões Para Acreditar, Brasil de Fato, O Tempo, HuffPost Brasil, Exame.com, G1, O Globo (impresso), Nexo, Extra e Vice escreveram sobre o Transerviços, em sua maioria destacando a parceria com a ThoughtWorks no desenvolvimento do site. Pautamos grandes veículos e levamos o debate para as redes sociais, para as rodas de conversa, para dentro das casas. Além de gerar visibilidade para o projeto, conseguimos levantar uma discussão necessária e urgente sobre a exclusão dessa população no Brasil e demos mais um passo na busca por um país mais pacífico, igualitário e diverso.

“Inovação é a criatividade para resolver um problema que parece não ter solução”

Em janeiro, Lucas Mello, CEO da LiveAD, foi destaque na edição 1693 do jornal Meio & Mensagem. Em entrevista à jornalista Isabella Lessa, Mello falou sobre os dez anos da Live, as oportunidades para as agências digitais em anos de crise, o processo de inovação nos negócios, o conceito de marcas com propósito, novas formas de fazer publicidade, entre outros assuntos.

“Esse mundo fictício, imaginário, determinar o que é bacana e o que não é, não existe mais. Hoje as pessoas buscam informações sobre lifestyle e cultura em milhares de fontes diferentes. Não são mais iludidas como antigamente”
Lucas Mello, CEO da LiveAD

Confira a entrevista completa.
2016-01-18 11:092016-01-18 11:09

 

LiveAD cria conselho para acelerar ideias

Como saber se uma ideia é realmente boa? Colocando-a à prova num conselho criativo. É o que mostra a agência LiveAD na matéria “Dilemas do marketing discutidos ao redor da mesa”, do jornalista Fernando Scheller, publicada na edição de 18 de janeiro de O Estado de S. Paulo. Lucas Mello, CEO da Live, diz que o “conselhão”, como é chamado, reúne executivos da agência e profissionais externos – incluindo ex-funcionários – com o intuito de acelerar o processo de criação e trazer “sangue novo” para as discussões. Um dos frutos do conselho foi a ação de lançamento de uma edição limitada de patins da marca de sandálias Melissa. Em vez de fazer uma campanha focada no produto, eles decidiram fazer um videoclipe no qual os patins se inserem num contexto cultural. O resultado você confere a seguir:

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Sai a monografia, entra a startup

E se, em vez de fazer uma monografia como trabalho de conclusão de curso, estudantes do ensino superior pudessem criar uma startup? Essa é a proposta do Startup One, projeto criado pela Fiap em 2013.

Originalmente exclusivo para alunos do MBA, em 2015 o Startup One foi extendido para todos os estudantes da graduação. O desafio da Profile foi posicioná-lo como uma iniciativa pioneira e disruptiva no meio acadêmico – e os resultados apareceram.

Exame.com, Info e o blog de empreendedorismo Startupi reconheceram a iniciativa como uma metodologia de ensino inovadora. Vale ressaltar, ainda, a maneira como Fiap foi posicionada na matéria da Exame.com. A faculdade foi mostrada como um centro de excelência em empreendedorismo, que acompanha as tendências do mercado nacional e internacional. O espaço de coworking que Fiap oferece a alunos e ex-alunos também foi citado como um local aberto a quem está disposto a empreender. Postada no Facebook da Exame, a matéria teve grande repercussão. Em apenas uma hora no ar, o post contou com mais de 1 390 likes.

Mas não parou por aí. O Startup One também foi evidenciado com sua premiação: o melhor projeto de startup ganhou uma bolsa de estudos para um curso na Babson College, nos Estados Unidos. A iniciativa campeã foi destaque no Startupi, que compartilhou as experiências iniciais dos estudantes na universidade americana. Confira:

Aquela história que a gente não encontra todo dia

O paulista Daniel Oliveira, de 27 anos, tem uma daquelas histórias de vida que a gente não encontra todo dia. Filho de uma ex-diarista, Daniel se formou em economia, fez intercâmbio na Suíça, trabalhou em ONG na Jordânia e fez mestrado na Universidade Yale, uma das melhores do mundo.

Daniel nasceu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, onde cresceu com dez irmãos. Sua mãe sempre valorizou a educação e cobrava dos onze filhos bom desempenho na escola. Como tinha uma irmã freira, ela conseguiu bolsa para Daniel e o irmão gêmeo numa escola católica particular, onde eles concluíram o ensino básico.
Terminada essa fase, Daniel prestou vestibular para Economia no Insper, passou e ganhou bolsa integral. Mudou para São Paulo e aprendeu a se virar na capital, ainda que passando por diversas dificuldades – como ter apenas 10 reais por dia para se manter.

No segundo ano da faculdade, ele conseguiu uma bolsa para fazer intercâmbio na Suíça. Lá, estudou num centro de estudos de resolução de conflitos. Um ano depois, foi para a Jordânia trabalhar numa ONG que acolhe refugiados de guerra sírios e iraquianos.

De volta ao Brasil, Daniel foi trabalhar num fundo de investimentos. Estava lá há um ano quando se inscreveu para um mestrado em Relações Internacionais na Universidade Yale, nos Estados Unidos, para a qual ele não só foi aprovado como também ganhou bolsa de estudo.

Depois de dois anos em terras americanas, Daniel se formou em Yale e voltou para o Brasil em junho de 2015. Dessa vez, segundo ele, para ficar. Seu objetivo? Transformar o Brasil por meio da educação.

Profile, como agência de PR de Yale no Brasil, ficou responsável por compartilhar a história de Daniel com os brasileiros. Primeiro, foi publicada uma matéria no G1 contando a trajetória de Daniel. Depois, uma entrevista no programa Encontro, da TV Globo, e no Estúdio i, da Globo News. Ainda, a visibilidade gerada foi tamanha que blogs e sites menores replicaram a história. Resta saber quais serão os próximos passos de Daniel. Acompanhemos.

Newsletter Incancelável vence The Webby Awards

A Newsletter Incancelável, desenvolvida pela LiveAD e o NewsMonitor (link Newsmonitor), venceu o prêmio The Webby Awards, considerado o Oscar da internet. O projeto foi eleito o melhor do mundo na categoria Advertising & Media: E-mail Marketing. Nosso trabalho foi escolhido pela academia do Webby Awards, que reúne jurados como o ator e produtor Kevin Spacey, o músico David Bowie, o CEO do Tumblr, David Karp, e Arianna Huffington, co-fundadora do portal The Huffington Post.   Estamos muito felizes com a notícia, não somente pelo crivo de um júri internacional de altíssimo nível, como também pelo reconhecimento a um projeto que estimula a democracia e a cidadania no Brasil. Na maior edição de sua história, o 19º Webby Awards recebeu cerca de 13 mil inscrições de mais de 60 países e todos os 50 estados dos EUA. Veja aqui a lista completa dos ganhadores divulgada hoje de manhã.   A Newsletter Incancelável é uma ferramenta que ajuda os eleitores brasileiros a monitorar seus políticos. Desde a campanha de 2014 até o término do mandato, os assinantes recebem boletins mensais com notícias de todos os políticos em que votaram. O serviço é gratuito, mas sem opção de cancelamento. A receptividade foi tão grande que alcançou mais de três mil usuários únicos logo nas primeiras horas. A newsletter gerou exposição para nosso cliente Newsmonitor, que teve aumento de 300% em teste grátis para sua ferramenta. O projeto teve grande repercussão na mídia nacional, chegou a mais de 30 mil usuários e agora está ganhando o mundo. Veja o videocase do projeto.

Uma solução para a crise da água

Em 2015, os brasileiros foram desafiados a criar uma solução para a crise hídrica usando a tecnologia. Essa era a proposta da 5ª edição do Call to Innovation, concurso criado pela Fiap em parceria com a Singularity University (SU) com o objetivo de fomentar o uso da tecnologia na solução dos grandes problemas da humanidade.

Naquele momento, a falta de água era uma preocupação geral dos brasileiros. Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, viram o nível dos reservatórios baixar. Algumas casas ficavam dias com as torneiras secas. Uma realidade até então inimaginável fez com que a população abrisse os olhos para um problema real: a escassez de água.

Em janeiro, coube a Profile divulgar o lançamento do concurso e incentivar as pessoas a pensarem em soluções para essa questão. Veículos da grande mídia, como Globo News e Estadão, e imprensa de nicho, principalmente canais e editorias de tecnologia, sustentabilidade e educação, registraram a abertura das inscrições. Também houve um trabalho com influenciadores – figuras públicas com ampla reputação relacionadas aos temas inovação e tecnologia – para aumentar o alcance da divulgação.

Depois, em maio, Profile convidou influenciadores para o evento de premiação do Call to Innovation, que contou com a palestra de Salim Ismail, investidor-anjo canadense autor do livro Organizações Exponenciais. Estiveram presentes figuras como Lecticia Maggi, da Fundação Estudar, Emi Tanaka, da Impact Hub, e Cintia Citton, da Pensar Enlouquece.

Por fim, houve a divulgação da vencedora do concurso, Mariana Vasconcelos, que criou uma tecnologia para otimizar a irrigação na agricultura – a Agrosmart. Entre os resultados obtidos estão uma inserção no SBT, entrevistas para os veículos Veja, O Globo, El País, O Estado de S. Paulo e Zero Hora, e ampla divulgação em sites especializados em agricultura, totalizando mais de 150 matérias dedicadas ao tema.

Como um dos prêmios, Mariana ganhou uma bolsa integral para um curso na Singularity University que reuniu empreendedores do mundo todo nas instalações da NASA Ames, na Califórnia, no período de junho a agosto de 2015. Enquanto esteve lá, Mariana publicou um diário de bordo no blog TecMundo, gerando ainda mais divulgação de Fiap.

Ben & Jerry’s promove primeiro Free Cone Day do Brasil; LiveAD é a agência da marca

Milhares de paulistanos tiveram um dia mais saboroso no dia 14 de abril, no primeiro Free Cone Day de Ben & Jerry’s no Brasil. A marca que a LiveAD ajudou a lançar no País (saiba mais) distribuiu sorvete de graça durante todo o dia em suas duas unidades na cidade, na Oscar Freire e no Morumbi. O Free Cone Day é uma tradição que vem desde o primeiro aniversário de fundação de Ben & Jerry’s, em 1979, na cidade de Burlington, nos EUA. Foi a maneira que os fundadores Ben Cohen & Jerry Greenfiled encontraram para agradecer à comunidade pelo carinho e a preferência pela marca.   Depois de 35 anos, o evento chega ao Brasil com grande repercussão. Desde o primeiro post no dia 06/04, foram 3 milhões de impactados nas redes sociais. Mais de 22 mil pessoas confirmaram presença via Facebook. Também conquistamos 1 500 novos seguidores no Instagram. Além de muita #pazamoresorvete, o evento deu visibilidade a movimentos que defendem o melhor uso dos espaços públicos em São Paulo, com a presença de representantes do Movimento Parque Augusta e da Associação Parque do Minhocão. Cerca de duas mil assinaturas foram coletadas. Ano que vem tem mais!

Confira o vídeo da ação no mundo